maio 29, 2012

Grand Prix de Dakar

GP de Dakar (2h de Dakar) - 11/03/1956
Maserati 300S # 41 de (?)
Maserati 300S # 40 de Jean Behra
Ferrari 857S #31 (chassi 0584M) de Maurice Trintignant (vencedor)
Resultado: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1956.html#8 


GP de Dakar (2h de Dakar) - 11/03/1956
Maserati 300S #40 de Jean Behra (3º lugar na prova)
Ferrari Monza 750 (chassi 0440M) #33 de Jean Lucas (4º lugar)
Jaguar D-Type #48 de Duncan Hamilton - (XKC 402 / License plate OKV 1 - DNF)
Jaguar D-Type #49 de Graham Whitehead - (XKD 510 / License plate YPC 614) - (5º lugar)
Resultado: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1956.html#8  
Foto: Keystone Photo / www.ferraristuff.com

 
 GP de Dakar (2h de Dakar) - 11/03/1956
Ferrari #32 de (?)
Ferrari #38 de (?)
Ferrari 857 S #31 (chassi 0584M) de Maurice Trintignant
Resultado: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1956.html#8 


GP de Dakar (2h de Dakar) - 11/03/1956
Porsche 356 - Ferrari #33 - Ferrari 750 Monza (chassi 0552M) #35 de Harry Schell
Resultado: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1956.html#8 

GP de Dakar - 1956 (?)


  GP de Dakar - 1956 (?)


 GP de Dakar - ano (?)
Aparentemente uma prova de monopostos


Jaguar C-Type de Guy Berthomier (?)
 GP de Dakar - 1953 (?)
Resultado: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1953.html#13


 GP de Dakar - ano (?)


GP de Dakar - possivelmente1955
Neste caso a Ferrari 750 Monza #37 (chassi 0520M) pertencia a Louis Rosier - (2º colocado)
Resultado: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1955.html#7



Todas as fotos (menos a segunda): www.circuitdedakar.com


__________________________________________





 Fonte: http://www.silhouet.com/motorsport/tracks/dakar.html

Kart em Dakar

Circuit CSAD ? - 1962 ?

Circuit CSAD ? - ano ?


6h de Dakar

Jean-André Collard do www.circuitdedakar.com gentilmente cedeu várias fotos de corridas no Senegal.
Infelizmente há poucos detalhes e as informações sobre as fotos podem ter erros (como sempre) que esperamos corrigir com o passar do tempo e ajuda daqueles que acompanham o Blog.





6h de Dakar - 07/04/1963
Aston Martin DB4GT #5 de Kerguen/Duffour - Ferrari 250 GTO #6 de Noblet/Guichet (vencedores)
Circuito Jean Colombani
Distância da prova: 791,535 km
Média do vencedor: 131,922 km/h




Largada das 6h de Dakar - 12/04/1964
Porsche 904 GTS # 17 de Annie Soisbault / Richard


Largada das 6h de Dakar - 1974
Um grid bem eclético com De Tomaso, Alfa Romeo GTA, Porsche 911, Ferrari Dino, Alpine A110, Ford Capri 2600 RS, Gordini R12, Opel GT, Mini, Ford Escort Mk1, Renault 8S...


 6h de Dakar - 1978
Lista de Participantes

De Tomaso #6 (Goettel / Ferron / Panis)

De Tomaso #6 (Goettel / Ferron / Panis)

 
 Porsche 911 #7 (Nizardo / Ferron / Goettel)
 




 Ferron


Merci, Jean-André !

maio 28, 2012

40 anos do Autódromo de Luanda

Em 28 de maio de 1972 era inaugurado o Autódromo de Luanda, projetado pelo engenheiro brasileiro Ayrton Lolô Cornelsen.

Foto: MGV via Sanzalangola.com


 Foto: Francisco Lemos Ferreira / Clássicos na Pista


Autódromo de Luanda - 1971.
A caminho da utopia. O Autódromo de Luanda ganha forma e vai em breve tornar-se realidade. Será inaugurado em 1972. Pinto da Fonseca, António Peixinho e Rui Gonzaga Martins são os rostos visíveis desta enorme aventura.

Comentários: José Guedes


 
1972 - Em Luanda, no Clube Naval, com : Luís Franco-Bastos (Panáfrica), um casal de brasileiros, Emerson Fittipaldi e Maria Melena, Marianela, Renato Fraga, António Peixinho, Helena Cabreira e Henrique Cardão . Tratou-se da visita de Emerson Fittipaldi ao Autódromo de Luanda, ainda em construção .

Comentários: José Guedes 
 

1971 - Durante a construção

Coordenadas: -9.008211°  13.098603°
Foto de 2010

_____________________________

Excerto do folheto informativo de 1971, relativo ao projecto de Ayrton Cornelsen, cujo objectivo era criar em Luanda um dos melhores autódromos do mundo, na época: "As condições climáticas e o meio ambiente aliados às características específicas político económico-sociais, levaram a projetar a construção de um empreendimento com características ímpares em todo o mundo, composto de várias partes distintas mas que se integram harmonicamente num todo.O complexo turístico do Autódromo Internacional de Luanda compõe-se, além de outros, de três centros essenciais ao seu bem-estar: centro desportivo - centro comercial - centro residencial.

Centro desportivo: autódromo com cinco pistas para corridas e bancadas: torre de controle, boxes, apartamentos para pilotos, oficinas, administração, hospital e helioporto.

Centro comercial: aberto a todo o público, é servido por 40 lojas, que comercializarão os mais diversos artigos e produtos, dispondo ainda de restaurantes, boites, bares, casas de chá, cafés, bilhares, bowling, escolas de condução de aperfeiçoamento e desportivo centro de reunião, casas de câmbio e agências bancárias, uma churrasqueira tipicamente africana. motel com campos de jogos (tênis, vôlei, basquete, etc.) piscina e restaurante. o centro comercial terá ainda 2 parques de campismo, um drive-in (cinema ao ar livre para 300 viaturas) e um parque de estacionamento para 7.000 unidades.

Para apoio a todo este complexo desportivo-turístico, funcionará no piso térreo da parte posterior da bancada um centro comercial distribuído por lojas, com a área de 40 metros quadrados cada uma. Aí funcionarão os postos de venda que assegurem um apoio eficiente a todo o complexo. Com a possibilidade de transformar, ou melhor, adaptar estas 40 lojas a um verdadeiro SuperMercado, constituindo-se para a sua exploração uma sociedade anónima, cujo capital será subscrito para todos os interessados.

Centro residencial: tem cerca de 700 bungalows independentes entre si com o seu clube privativo - o clube do autódromo. o clube do autódromo é exclusivo para os residentes da nossa cidade e seus sócios efetivos. o nosso clube disporá de condições de excepção para servir os residenciais: parque de jogos diversos, zonas verdes, piscina, restaurantes, bares, boites, café, salas de jogos que funcionam em uma sede social de sonho! será o country club mais famoso de áfrica. O centro residencial é totalmente ajardinado com vias de acesso em empedrado, de sentido único, com indicativo das ruas, e iluminação própria. uma autêntica cidade tropical."




Mais sobre a construção do autódromo: Fundação Ayrton Lolô Cornelsen



maio 25, 2012

Grand Prix d´Oran - Argélia - 1930


Circuito D´Arcole com 9.017 m usado para o Grand Prix d'Oran em 1930 e 1932.

Senegal - 1953 e 1954



Até 1960 o Senegal fazia parte do AOF (Afrique Occidentale Française).

Estas provas eram chamadas de "Critérium Automobile". Da primeira (1953), pouco encontrei. Da segunda (1954) já há mais informações - foram 2 horas de prova e participaram, por exemplo, Giuseppe Farina (Ferrari 375 Plus) e Jean Behra (Gordini T24S 3.0).
Tudo isto foi filmado por Marcel D´Orso com uma câmera à manivela e filmes de 8mm com 3 minutos de duração. Seu filho Christian salvou da humidade, digitalizou e editou. Belo trabalho !



Resultados:

Ecurie Francorchamps em Angola

Esta equipe criada pelo piloto Jacques Swaters nasceu em 1950 como Ecurie Belgique. Em 1952 mudou para Ecurie Francorchamps por exigência do Royal Automobile Club de Belgique. Entre 1955 e 1958 se chamou Equipe National Belge. A história toda está aqui.

Pois esta equipe tinha dois Ferrari 250 LM e dois Ferrari 250 GTO no VII Grande Prêmio de Angola de 1964. Mais sobre esta prova: aqui , aqui e aqui.

Fizeram a pole e segundo lugar no grid (grelha), melhor volta e terminaram em primeiro e segundo.

Ferrari 250LM #8 (chassi 5843) do belga Lucien Bianchi
Largou em segundo e chegou nesta posição

Jacques Swaters sinalizando para seus pilotos nesta prova

Ferrari 250LM #7 do belga Willy Mairesse (chassi 6023) - pole, melhor volta e vencedor

Circuito com 3.012 m
Distância da prova: 301,2 km
Média do vencedor: 119,197 km/h - Willy Mairesse
Melhor volta: 1m22s84 - 130,894 km/h - Willy Mairesse











Belíssimas fotos de outras corridas podem ser vistas no site dele.


maio 22, 2012

Alpine A110 de Rallye

Dois anos depois do post (aqui) falando deste lindo Alpine que hoje está no Brasil, hoje recebo um gentil e-mail de José Manuel Dinis, o navegador.

Rallye do BCA 1973 - Angola
Carlos Moura Pinheiro (piloto) e José Manuel Dinis (navegador)
Foto: José Manuel Dinis


"O Alpine-Renault 1600S (A110) chegou a Luanda em 1973. Foi comprado pelo António Bastos, novo em versão normal cliente, na fábrica em França. Em Portugal, António Bastos com Pedro Dias como navegador, participou no Rallye Rainha Santa 1973 (prova do Campeonato Português de Rallyes), após esta prova seguiu para Luanda onde foi adquirido pelo Carlos Moura Pinheiro.
Foi preparado para Rallyes no importador da Renault, com o apoio do importador e da Tudor (Baterias).

Carlos Moura Pinheiro com José Manuel Dinis como navegador no Alpine-Renault 1600s Gr2 alinharam no prestigiado Rallye BCA (Banco Comercial de Angola) no ano em que o Alpine 1800 Gr4 se sagrou Campeão do Mundo de Rallyes, 1973". 
*Nota: post sobre esta prova: aqui

"Com a independência de Angola o Alpine não realizou mais nenhuma prova de registo.

Carlos Moura Pinheiro em 1974 deixou Luanda e foi viver para o Brasil, levou um Ferrari que adquirira em Luanda e que veio a vender no Brasil, quanto ao Alpine desconhecia que também tinha ido para o Brasil.
Ainda bem que não se perdeu…
A versão original tinha jantes Gotti de 6 raios de serie do modelo e que o valorizavam" - José Manuel Dinis


Se voce gosta de Alpine, visite o excelente Alpine Portugal do amigo PB Pereira.
Pereira, terei muito prazer em ver este post "roubado" e publicado no seu Blog !

maio 16, 2012

DKW no Marrocos

Grand Prix International de Vitesse d'Agadir - 26/02/1956


Chalençon


Chomienne

Skouri (DKW #38)  /  Robert Lacaze (Sinca Aronde)


 M. Gaillard


René Perez


Chomienne


André Rives


Estas fotos e outras: Terrier Régine
Resultados: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1956.html#4

Grande Prêmio de Agadir

Quem acompanha o Blog já sabe como funciona: algumas images são inéditas, enviadas por diversas pessoas que têm as fotos na gaveta.

Outras fotos estão na internet. Uma aqui, outra ali, mais uma informação acolá.
A ideia é juntá-las em um local para que facilite a consulta.
Recomendo fortemente a visita ao forum do site: www.agadir1960.com , que é a grande fonte para as provas de Agadir no Marrocos.



Sete edições aconteceram. 
Abaixo vários links para posts do Motorsportinangola, assim como outras fontes com mais fotos e informações.

1º Grand Prix de Agadir 29/01/1950
http://fr.wikipedia.org/wiki/Grand_Prix_automobile_d%27Agadir


2º Grand Prix de Agadir 28/01/1951
http://motorsportinangola.blogspot.com.br/2010/07/circuito-de-agadir-marrocos-1951.html
http://feas.free.fr/agadir1960/viewtopic.php?t=232&sid=ef74d8d30962c18a3c087c010c87582d
Resultados: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1951.html#1

3º Grand Prix de Agadir 27/01/1952
http://fr.wikipedia.org/wiki/Grand_Prix_automobile_d%27Agadir

  
4º Grand Prix de Agadir 15/02/1953
Resultados: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1953.html#2


5º Grand Prix de Agadir 28/02/1954
http://motorsportinangola.blogspot.com.br/2012/05/grande-premio-de-agadir-marrocos-1954.html
http://feas.free.fr/agadir1960/viewtopic.php?t=275&sid=b36708ae16c6b56d2ede531e185446d8
Resultados: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1954.html#3


6º Grand Prix de Agadir 27/02/1955
http://motorsportinangola.blogspot.com.br/2010/07/grande-premio-de-agadir-marrocos-1955.html
Resultados: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1955.html#4

7º Grand Prix de Agadir 22/02/1956
http://feas.free.fr/agadir1960/viewtopic.php?t=358
http://feas.free.fr/agadir1960/viewtopic.php?t=328&sid=795fd5f58976e189a1cb83a8f4fc3fbb
http://agadir1960.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=435
Resultados: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1956.html#4


___________________________________________


Algumas fotos da prova de 1953:

Circuito de 1953 com 2.440 m e distância total de 87,75 km ?



Pierre Pagnibon - (Ferrari #14) / John Simone - (Jaguar C #34)  / Jean Lucas - (Ferrari #18)
/ André Guelfi -  Gordini T15S-2,3l #12) / Mike Sparken - (Aston Martin #19) / Armand Roboly - (Jaguar C #28)



Algumas fotos da prova de 1956:

Jean Kerguen - (Aston Martin DB3S #17) - 1956



François Picard - Ferrari 750 Monza #3 - (chassi 0568M) - 1956

Harry Schell - Ferrari 750 Monza #4 -(chassi 0552M) - 1956
 
 André Pillete e o acidente com sua Ferrari 750 Monza #6 - (chassi 0518M) - 1956








 Circuito de 1956 - 3.300 m e 100 voltas


Esta fotos e outras: Terrier Régine
Resultados da prova de 1956: http://wsrp.ic.cz/nonchamp1956.html#4