Lourenço Marques - 1958



Em 1958 corria-se o Circuito Internacional das Festas da Cidade de L. M., comemoração do 24 de Julho, Dia da Cidade

"Num circuito nas ruas da parte baixa da cidade, na Av. da República e arruamentos que circundavam o espaço da Feira da FACIM e restaurante Zambi.
Na frente, Álvaro Lopes no Maserati 300S vermelho e creme do ATCA (Angola), seguido de muito perto do piloto Sul Africano Ian Frazer Jones no Porsche RS Spyder pratedo, ambas no seu ano de estreia. Foi assim toda a corrida, o pequeno Porsche de 1500c.c a fazer a vida negra ao potente Maserati de 3 litros que a mercê da sua maior aceleração não permitiu que o Porsche o ultrapassasse. Venceu Álvaro Lopes e Fraser Jones ficou com o 2º lugar no pódio, depois de uma corrida magnífica.
O Porsche Spyder teve uma carreira brilhante em terras da África do Sul proporcionando ao seu piloto o título de Campeão Nacional da África do Sul em 58 e 59, anos em que emergia a Fórmula 1 de 1500c.c. e corriam todos juntos.
Foi depois vendido a outro famoso piloto Sul Africano, o Dr. Dawie Gous, que o desenvolveu e pilotou durante vários anos em provas de sprint e de endurance e foi quase imbatível.
Muda mais tarde novamente muda de mãos, desta feita para um mecânico-piloto que lhe modernizou a frente à la Abarth, ficando muito bonito.
Antes do ano de 1958, já eu tinha visto corridas nesta "pista". Terá sido talvez nos ultimos anos da década de 40".
Fotos e comentários originalmente postados em www.xirico.com e gentilmente cedidos por Joca Soares.

Obrigado, Joca !


Comentários

  1. Once again, congratulations for a truly interesting and informative site.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas