Emerson Fittipaldi no Autódromo de Luanda - 1972
Há 40 anos, Emerson Fittipaldi visitou o Autódromo de Luanda, que estava em fase final de construção.
Seria inaugurado em 28/05/1972.
Clube Naval de Luanda com : Luís Franco-Bastos (Panáfrica), um casal de brasileiros, Emerson Fittipaldi e Maria
Melena, Marianela, Renato Fraga, António Peixinho, Helena Cabreira e
Henrique Cardão. Tratou-se da visita de Emerson Fittipaldi ao
Autódromo de Luanda, ainda em construção.
Comentários: José Guedes
__________________________________________
A entrevista que segue é da revista " O Volante", por Amaral Marques - 15/03/72
"Sinto-me
em casa, tudo isto me faz recordar o Brasil!". Foram estas
as
primeiras palavras que ouvimos de Emerson Fittipaldi.
Encontrá-mo-lo
no banco de trás de uma potente máquina conduzida por
Antonio Peixinho. Havia cerca de dez minutos que tínhamos deixado
Luanda. Pouco mais de 15 km faltavam pra que atingíssemos o nosso alvo: o
maior empreendimento automobilístico existente em Angola, o
autódromo
de Luanda.
Chegados,
enorme multidão aguardava a presença de um dos maiores
pilotos do
mundo. Ele iria dar algumas voltas nas pistas, ainda em
acabamento. Se a velocidade não foi de forma a entusiasmar o público,
certo é
que, a condução por ele evidenciada foi de alguém que se
preocupou com um reconhecimento profundo dos 5 km que
compõem o
principal dos traçados.
Acabada
a missão que ali o tivera, Emerson Fittipaldi, logo foi rodeado por
muitos elementos da informação, que ávidos de contactarem com 2°
classificado de Kyalami, não se pouparam a perguntas e melhores
planos para as suas fotografias. Finda a inicial euforia, coube-nos
a nós durante alguns minutos a atenção do volante brasileiro. A
primeira pergunta que lhe havíamos destinado era, como não podia
deixar de ser, as suas impressões sobre o traçado que acabara de
ensaiar.
e.f.
- Eu fiquei muito impressionado com a construção da pista,
pois
nunca imaginei ser um autódromo deste gabarito. Acho que não
deverá
haver nenhum inconveniente em que aqui se disputem corridas
para a Fórmula 1. Penso, apenas, que é absolutamente necessário acabarem
tudo o que diz respeito a segurança e que é imposto pela
FIA, para
que não fique esquecido. Visto isto, creio poder vir a ser
um dos
melhores autódromos do mundo.
a.m.
- Considera este circuito mais adequado a provas de Fórmula 1 ou
protótipos?
e.f.
- Bem, creio que ambas as corridas, graças às suas
variantes, podem aqui ser disputadas. Oara a F1, o circuito total de
5 km seria o ideal. Trata-se de um circuito com curvas de baixa e
altas velocidades, com subidas e descidas. É de facto muito
interessante.
Sobre
Luanda e o seu autódromo, pouco mais precisávamos de ouvir. O
mundial de condutores seria tema para o resto de uma
conversa. Quisemos em primeiro lugar saber como antevia a sua presença
neste
campeonato.
e.f.
- Estamos no começo. Ainda há pouco se disputou a 2ª prova, o que torna para lá
gratuito qualquer prognóstico. Creio, contudo, que Jackie Stewart
é quem se apresenta com mais "chances" de vitória. Fora Stewart, está Ronnie Peterson. Se nenhum destes por qualquer razão
o não conseguir há uns 6 ou 7 pilotos com as mesmas
possibilidades. (Obs.: Emerson acabaria o ano como campeão).
a.m.
- Estando, este ano, as máquinas concorrentes ao mundial de
condutores tecnicamente equiparadas, tudo nos leva a crer que os
pilotos terão uma maior influência nos resultados obtidos...
e.f.
- Sou da opinião que o mundial vai ser muito mais renhido, do que
foi o ano passado. Quando a Tyrrel apresentou o seu carro, acertou
inteiramente, e andou mais de metade da temporada, bem mais depressa
do que qualquer outro conjunto. Concluída metade da época, outras
marcas afinariam os seus bólides e houve então uma maior
igualdade. Só que realmente o Stewart é mesmo o melhor! Ele viria
a ganhar da mesma forma.
a.m.
- Quanto às alterações registradas esta época no seu
lotus...
e.f.
- Aparentemente o carro é o mesmo desde 1970. O ano
passado
nós trocamos três vezes de suspensão, a última das quais foi
utilizada no grande premio dos Estados Unidos, e esta época
nos 2 GPs já disputados. O carro está a andar francamente bem, e quanto
a suspensão creio que é actualmente uma das melhores
máquinas.
a.m.
- Há maior interesse por parte das diversas firmas no patrocínio
de teams da Fórmula 1?
e.f.
- Eu acho que em todo o mundo o automobilismo evoluiu
bastante. Há um maior interesse por parte do público, e pelas
grandes firmas comerciais. Isto é muito importante para este
desporto, pois sem a colaboração de firmas comerciais, as
patrocinadoras, é impossível sustentar as avultadas Adespesas de um
team da Fórmula 1. Os motores e a sua preparação, a própria
equipa, dispendem muito dinheiro. Aliás,
está provado serem positivos os resultados de propaganda nas
corridas de automóveis. Certamente que este apoio irá influir na
evolução do automobilismo mundial.
Para
terminarmos (pois, Fittipaldi ansiava por um justo banho nas praias
de Luanda...) quisemos saber qual o circuito dos integrados no
mundial de condutores, que mais apreciava.
e.f.
- O mais completo e melhor existente do mundo é o autódromo francês
de Paul Ricard. Mas por aquilo que aqui vi, mais um ano... e será o
autódromo de Luanda!
Fonte e mais detalhes sobre a construção do autódromo: www.lolocornelsen.com.br
Comentários
Postar um comentário