Taça Cidade de Luanda / III GP de Angola - 1959

City of Luanda Trouphy / III Angola GP - 1959

t

 


Dia 19 de Agosto de 1959. Taça Cidade de Luanda para automóveis de Turismo e GT. Favoritos: Darville, do Congo Belga, em Porsche; Jennings, da África do Sul, em Porsche Dart; Pfaff da Rodésia em Lotus Eleven; Martin, do Congo Belga, em Porsche e claro, António Barros, de Portugal, em Mercedes.
O Mercedes, depois de vários problemas no transporte por barco, chegou apenas na véspera ao fim da tarde e como tal Tony não treinou, partindo do último lugar de uma grelha de 20 carros. Na primeira linha, estavam Jennings, Darville e Pfaff.
No final da primeira passagem pela meta, Darville comandava seguido de Pfaff, enquanto que Jennings e Barros eram respectivamente 5 e 8º classificados. Na 2ª passagem, Barros era já o 4º classificado e na 3ª passagem era já 3º colocado, depois de ultrapassar o espectacular Porsche Dart de Jennings. Infelizmente e para desgosto de todo o público presente, Barros já não passaria mais, pois sofreu um despiste, quando fazia a ultrapassagem para aceder ao 2º lugar, empenando uma roda. Mas, na 3ª volta havia feito 2.17.74, à média de 120.863, a melhor volta da corrida. O vencedor seria Darville, seguido de Jennings e Pfaff.


No dia seguinte, Barros já com o carro reparado, compareceu ao Grande Prémio de Angola, tendo sido 9º classificado no final e melhor entre os GT. O vencedor foi o finlandês Kurt Lincoln, em Cooper Mónaco, seguido de John Love, em Jaguar D.



Parte da reportagem sobre António Barros originalmente publicada em Mini Racing e gentilmente cedida por José Mota Freitas.



III GP de Angola

Classificação Final


___________________________________________________________________



Corridas de carro devem ser eliminadas !
É o que queria o senador Richard L. Neuberger nos EUA em 1959.
Veja os motivos em Modern Mechanix:


Auto Racing must be outlawed !
This was the idea of senator Richard L. Neuberger in EUA - 1959.
Check his arguments on:

http://blog.modernmechanix.com/2010/04/21/auto-racing-must-be-outlawed/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ModernMechanix+%28Modern+Mechanix%29&utm_content=Google+Reader



Comentários

  1. O comentário que posso deixar é de saudades, pois assisti a estas duas provas e às que se lhe seguiram, até 1961, ano em que deixei Luanda, minha terra natal.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma carta escrita dese de Luanda desta altura de um tio que relata a corrida e refere o ganhador do 1 lugar

    ResponderExcluir
  3. Estela, se quiser publicar esta carta no Blog, seria de grande valor para a história do automobilismo. Faça contato por e-mail.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas